Nós

É a base da maioria de outros nós. Ele próprio é usado como um simples nó terminal na ponta de uma linha ou corda. Não é muito empregado por marinheiros por ser extremamente difícil de desfazer quando a corda está molhada. Se estiverem amarrados em objetos pequenos também podem ser difíceis de desfazer. Serve para aprendizado. É o nó mais usado por todos.
Esse nó é ensinado para não ser feito. É a versão errada do nó direito. Escorrega e é praticamente inútil. Aprendemos exatamente para nunca fazê-lo.


 Não escorrega nem aperta, sendo fácil de desata. Deve ser usado ao amarrar embrulhos, é valioso em primeiros socorros, etc. Para emendar ataduras e emendar cabos com o mesmo diâmetro, mesma espessura.
Nó/Amarra






Usado pelos médicos para atar os pontos de uma incisão.
 


Usado para salvamento, para prender a pessoa quando há necessidade que a laçada não aperte. Para prender uma pessoa ou animal quando há necessidade, como quando se desce alguém de um prédio incendiado ou quando se puxa um animal à guia. É um nó que não corre, nem aperta e tem grande valor. Utilizado para fazer uma alça fixa (e bastante segura) tendo em mãos apenas uma ponta da corda.
Nó/Amarra
 

É o nó de cadarço. Usado pela execução fácil e rápida.

 

Nó de Escota
Usado para ligar a escota à vela de um navio. Usado também para amarrar dois cabos de diâmetros igual ou desigual, ou para prender o cabo numa argola. É usado também no hasteamento de bandeiras, para amarrá-las.
Nó/Amarra





Nó Catau
Muito importante para encurtar ou esticar um cabo frouxo, cujo dois extremos estejam presos, ou seja, reduz o comprimento de uma corda sem cortá-la. Serve também para isolar alguma parte danificada da corda, sem deixá-la sob tensão.


Nó/Amarra
 



Nó de Pescador
Muito prático para ligar cabos finos
e meio duros ou molhados, como linhas de pesca, cordas corrediças, delgadas, rígidas, cabos metálicos e até cabos de couro.
Nó/Amarra




Nó Fateixa
Útil por ser fácil de executar e não fugir sob qualquer esforço. Serve para prender um cabo a uma argola. É o nó que se faz para firmar um cabo em uma barra, num anél, para amarrações firmes, ou para prender a fateixa, que é âncora pequena como argola. O nó consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para não apertar.

Nó/Amarra  





Volta do Fiel
Nó inicial ou final de amarras. Não corre lateralmente e suporta bem a tensão. Permite amarrar a corda a um ponto fixo.
É o nó usado para amarrar as cordas das barracas, usa-se ainda para
amarrar um cabo a uma estaca. Para amarrar o cabo à vara de madeira nos trabalhos de Pioneiria.
Nó/Amarra

 


Atar a corda a um gancho.


 

 Volta da Ribeira
Utilizado para prender uma corda a um bastão (tronco, galhos, etc.) depois mantê-la sob tensão.
Usado para transportar ou levantar vigas ou pedaços pesados de madeira.

Nó/Amarra
 

Usado para amarrar dois cabos de içar ou outros cabos grossos.
 


Volta Esticada
 


 Volta do Salteador
Utilizado para prender uma corda a um bastão, com uma ponta fixa e outra que quando puxada desata o nó.
Nó utilizado para descer de um tronco com um dos cabos e desamarrar o nó com a outra ponta do cabo.

Nó/Amarra

 

Volta Redonda com Cotes
Utilizado para prender uma corda a um bastão.
Este nó é bem útil. Serve para amarrar um cabo a um mastro ou verga e também a uma argola ou arganéu apertando-o. O importante é fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado.
Nó/Amarra  

Nó Cabeça de Sabiá



Nó Pata de Gato
Nó Corrediço
Útil para aplicação de força. Quanto mais se puxa, mais ele aperta. É usado para amarrar um cavalo a um poste. O nó escorrega, mas quando atado, se torna mais apertado. Serve para fazer uma alça corrediça em uma corda, para apertar sempre que puxar.
Nó/Amarra

 

Nó em Oito
Utiliza-se para evitar o desfiamento da ponta de uma corda. Utilizado também por montanhistas para unir duas cordas (nó em oito duplo).
Este nó é mais volumoso que o nó superior comum e muito mais fácil de ser desfeito, quando não for apertado demasiadamentre. É usado comumente sempre que queira criar uma protuberância numa corda, servindo perfeitamente quando se fizer necessária a fixação de uma corda em seu encaixe. Neste caso, o nó poderá ser empregado se não houver uma estaca ou outro local onde se amarra a corda.

Nó/Amarra
 


Nó Direito Alceado
Como o Nó Direito simples é utilizado para unir dois cabos da mesma espessura, porém possuí uma alça que desata o nó quando puxada. Geralmente é usado quando o nó direito não é permanente e precisará ser desfeito mais tarde.
E é feito deixando-se uma alça em um dos chicotes bastando, então puxar uma das extremidades para que ele se disfaça.
Nó/Amarra  



Nó de Escota Alceado
Mesma utilidade do escota, só que mais fácil de desatar. é muito utilizado para prender bandeiras na adriça.

Nó/Amarra
 

 Nó Azelha
É usado para suspender prumo, formar uma alça fixa no meio de um cabo ou asa, ou destinado a pendurar um cabo. É dado na ponta de um cabo; não poderá receber esforço; pois será difícil de desfazer. Outras vezes é feito em ponto poído do cabo para substituir o catau.
Nó/Amarra  


Nó de Arnez
É utilizado para fazer uma alça fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).

Nó/Amarra  

Nó Moringa
É utilizado para amarrar um cabo em um gargalo de garrafa ou jarro. É seguro e resistente.

Nó/Amarra 


 Nó de Frade
É usado para criar um tensor na corda. Pode servir para parar uma roldana ou auxiliar na subida de uma corda como nó de apoio (escadinha). Também pode ser usado para a transmissão de código morse.

Nó/Amarra  



Enfardador
Permite ser sempre ajustado quando é necessário manter uma corda ou cabo sempre esticado. Numa falsa baiana, por exemplo, ao receber muito peso o cabo afrouxa, com este nó é possível esticá-lo novamente com firmeza sem desfazer completamente o nó.
Prende um cabo a um estai (Ribeira) e em seguida, no outro estai, faz-se um S na corda colocando a ponta do S virado para o lado onde foi feito a Ribeira, fazendo-o um cote, do outro lado, ficará com um alça. Pegue a ponta da corda e de uma volta sobre a árvore, esticando-a e volte pela árvore dando no cabo vários cotes.

Nó/Amarra  

Nó em Oito Duplo
 

Nó de Pescador Duplo
 

Nó de Escota Duplo
 


 Volta do Fiel Duplo
Utilizado para amarrar cabos de retenção e espias.
É usada em lugar da simples volta de fiel.

Nó/Amarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário